apresentação: câmara escura & livro do daniel e outros textos

sábado, 28 de setembro às 18h na livraria aberta

influenciado pela obra de marguerite duras, câmara escura (teatro do silêncio, 2022) debruça-se sobre séculos de discursos em torno da natureza avassaladora da paixão e da sua regulação pelo medo, manifestado na burocracia. escrito durante o processo de pesquisa e criação do espectáculo a importância de ser marguerite duras , câmara escura é um testemunho da paixão como forma de conhecimento. o livro sublinha a natureza ritualística da escrita, destinada a ser lida em voz alta, procurando um impacto mais sensorial do que interpretativo. a escrita é retratada como um processo de despojamento, uma forma de revelar a essência da linguagem, assemelhando-se a uma estrutura esquelética, a um batimento em permanente reverberação.

livro do daniel e outros textos (urutau, 2024) é feito de uma série de tentativas para encontrar sentido, no meio de todas as adversidades, através da escrita. a escrita como meio de comunicação e de sobrevivência, como processo de clarificação, de perseverança, de transcendência. a escrita como meio para estabelecer uma relação íntima e directa com o leitor – elemento fundamental para a experiência do texto.
a acompanhá-lo estão ainda outros textos: uma ideia de despedidaoutra ideia de despedidadois incêndios para a. e um medo com duas grandes faces – todos eles pulsantes também nessa mesma vontade de criar ligação com ausências extremamente presentes.

post